Talvez você, como eu, um dia se perguntou como é feito um perfume. Como são arranjados os elementos que , combinados, tornam o conteúdo destes frascos maravilhosos tão sedutores, e tão particulares? Por que mesmas matérias primas conseguem criar fragrâncias tão diferentes entre si? Por que alguns perfumes são mais suaves que outros? Existem livros sobre o assunto, e também sites que podem esclarecer um pouco mais, entretanto, aqui você encontrará algumas respostas.
CRIAÇÃO
A extração dos aromas das flores, frutas, plantas, madeiras e outras matérias primas, é a primeira etapa na longa trajetória de um perfume, desde os elementos de sua essência, até a prateleira da perfumaria. As matérias primas mais exóticas e as mais populares vêm de diversos lugares, e não é preciso dizer, quanto mais rara, maior é seu preço. Por exemplo, o oud, um tipo de madeira dificílima de extrair das florestas do oriente, produz um óleo que é quase duas vezes o preço do grama de ouro!
Campo de lavanda em Quinta do Rosarinho, Portugal
Mas não basta termos as essências, é preciso um profisssional que saiba mesclar estes elementos com maestria: o Nariz ou Nez. Para ser um Nez, é precisao uma memória olfativa qualificada e sensibilidade para aromas. Seu trabalho é como o de um alquimista, ou cozinheiro, juntando essências para produzir o mais perfeito e saboros perfume possível. Assim, chega-se a uma fragrância.