A palavra Shiatsu (shi = dedo, atsu = pressão), é uma técnica de origem japonesa. No Japão é conhecida como terapia com as mãos, originou-se da terapia chinesa ANMO.
Os praticantes acreditam em uma força vital, chamada “KI”, sendo que cada KI pode ser conectado em certos pontos chamados “ponto de acupuntura” ou como é conhecido em japonês “tsubos”.
O shiatsu tem como objetivo tratar a causa do problema e não apenas o problema em si. Como muitas vezes as causas são complexas e uma avaliação da situação física e psicológica do paciente demanda muita experiência e familiarização com o paciente, o ideal é que a técnica do shiatsu seja aplicada ao corpo todo.
Esta técnica não utiliza óleo como na massagem comum que conhecemos, além disto, dispensa qualquer equipamento especial.
É importante que a pessoa que aplica o shiatsu esteja vestida confortavelmente, com roupas largas e leves, assim como o paciente.
O ambiente tem que ser bem aconchegante e arejado, como em qualquer outra técnica de massagem; sem esquecer que o piso deve ser acarpetado, já que todo o processo se dará sobre o piso.
Essa técnica pode ser usada diariamente, afinal, essa terapia oriental reequilibra o físico e o energético, proporcionando um bem estar para o corpo e principalmente para a mente.
Procure conhecer mais sobre a técnica e desfrute do bem-estar proporcionado por ela.