terça-feira, 19 de outubro de 2010

Como são criados os Perfumes

O PERFUME
Talvez você, como eu, um dia se perguntou como é feito um perfume. Como são arranjados os elementos que , combinados, tornam o conteúdo destes frascos maravilhosos tão sedutores, e tão particulares? Por que mesmas matérias primas conseguem criar fragrâncias tão diferentes entre si? Por que alguns perfumes são mais suaves que outros?  Existem livros sobre o assunto, e também sites que podem esclarecer um pouco mais, entretanto, aqui você encontrará algumas respostas.
 CRIAÇÃO
A extração dos aromas das flores, frutas, plantas, madeiras e outras matérias primas, é a primeira etapa na longa trajetória de um perfume, desde os elementos de sua essência, até a prateleira da perfumaria. As matérias primas mais exóticas e as mais populares vêm de diversos lugares, e não é preciso dizer, quanto mais rara, maior é seu preço. Por exemplo, o oud, um tipo de madeira dificílima de extrair das florestas do oriente, produz um óleo que é quase duas vezes o preço do grama de ouro!

Campo de lavanda em Quinta do Rosarinho, Portugal
Campo de lavanda em Quinta do Rosarinho, Portugal
Existe uma série de maneiras de extração das essências: destilação, enfleurage, maceração, filtragem, etc. Atualmente, devido à grande demanda de perfumes no mundo, a produção de muitas matérias primas naturais tornou-se insuficiente, aumentando o preço mesmo das matérias primas mais populares (sabia que para obter um quilo de essência de rosas, utilizam-se cerca de duas toneladas das pétalas da flor?) e muitas são compostos sintéticos, criados em laboratório, mas que apresentam os mesmos resultados das essências naturais.

Mas não basta termos as essências,  é preciso um profisssional que saiba mesclar estes elementos com maestria: o Nariz ou Nez. Para ser um Nez, é precisao uma memória olfativa  qualificada e sensibilidade para aromas.  Seu trabalho é como o de um alquimista, ou cozinheiro, juntando essências para produzir o mais perfeito e saboros perfume possível. Assim, chega-se a uma fragrância.

2 comentários:

  1. Conheça a Blue Lake Cosméticos, a melhor loja virtual de perfumes e cosméticos.

    Perfumes importados com os melhores preços do Brasil, a partir de R$ 49,99 por frasco de 50ML.

    Perfumes Roll On, Sabontes, Perfumes para Ambiente, Água de banho e muito mais.

    Confira. www.bluelakecosmeticos.com.br

    ResponderExcluir
  2. queria fazer o perfume ecelençe da guirland

    ResponderExcluir