sexta-feira, 16 de março de 2012

Você sabe escolher os óculos para o seu tipo de rosto?



Provar óculos em frente ao espelho pode ser uma experiência deliciosa para quem tem um rosto oval e lindamente simétrico - nesse caso, tudo cai bem. Mas, na vida real, escolher as armações ideais requer paciência extra. Redonda, quadrada, retangular, grande, pequena: por qual delas começar? 



"Não existe certo ou errado. O importante é se sentir bem com o modelo", diz Leandro Escudeiro, coordenador de marketing da Wilvale, empresa que representa marcas como a Givenchy e Ermenegildo Zegna. Especialista em óculos, Leandro fez um curso de morfologia do rosto e dá palestras sobre o assunto. Na dúvida, melhor ler as dicas a seguir, que vão fazer a busca pelos aros perfeitos mais eficiente. 


Rosto quadrado
Esse tipo de rosto já tem ângulos bem definidos. Óculos quadrados destacam mais ainda o formato do rosto. Não é proibido, mas só deve ser usado se o objetivo for realmente chamar toda a atenção para isso.
Já os modelos redondos devem ser evitados, pois o contraste é forte demais e desvaloriza a face. 
Os ideais são os modelos que tendem para o formato "triângulo deitado". Os retangulares também caem muito bem, mas devem ter ângulos curvados.
Rosto redondo
Os ângulos da face também já estão definidos. Assim, aros do mesmo formato do rosto acentuam essas linhas, como no caso do Jô Soares.
Os quadrados, porém, não são os ideiais: causam contraste indesejado.
Melhor optar pelos ovalados ou estilo gota, como o aviador.


 Rosto triangular
Esse é o desenho mais delicado. A testa é saliente e o queixo, fino, então a ideia é preencher o centro do rosto, buscando modelos maiores.
Armações que excedem a lateral do rosto ressaltam a diferença entre a testa e o queixo, por isso devem ser evitados.
Se o rosto é alongado e oval, fica mais fácil. Quase todos os modelos caem bem, mas armações que sobram nas laterais acentuam o formato.

 
Oriental
Os orientais têm uma base nasal menor, por isso modelos de acetato costumam deixar um buraco entre o nariz e os óculos. As armações de metal costumam ter plaquetas gelatinosas e ficam mais ajustados ao rosto.


De Amanda Zeni de Chic Gloria Kalil

Um comentário:

  1. Conheça a Blue Lake Cosméticos, a melhor loja virtual de perfumes e cosméticos.

    Perfumes importados com os melhores preços do Brasil, a partir de R$ 49,99 por frasco de 50ML.

    Perfumes Roll On, Sabontes, Perfumes para Ambiente, Água de banho e muito mais.

    Confira. www.bluelakecosmeticos.com.br

    ResponderExcluir